Menu Close

Como fazer uma autorreflexão

Reflexão

Muitos atletas campeões do mundo, empresários e professores espirituais todos citam a auto-reflexão como uma chave essencial para o sucesso. Isto também se aplica às “pessoas do dia-a-dia” que se cumprem e são felizes com as suas vidas.

Então por que a auto-reflexão é tão importante? Vou dizer-lhe porque é que a auto-reflexão importa para si e como pode fazê-lo para levar uma vida mais bem sucedida e gratificante.

A auto-reflexão é definida como ” meditação ou pensamento sério sobre o caráter, ações e motivos de alguém.”Trata-se de dar um passo atrás e refletir sobre sua vida, comportamento e crenças.

Há alguns anos, tive o prazer de ouvir o triatleta Craig (Crowie) Alexander falar numa conferência em Sydney, Austrália. Craig é cinco vezes campeão do mundo Ironman e por todo o lado inspirando o ser humano. Uma das coisas que ele enfatizou foi a quantidade de tempo que levou para a auto-reflexão e o impacto que teve em sua confiança e desempenho.

Após cada corrida, ele e sua equipe refletiriam para entender o que correu bem e o que poderia ser melhorado para a próxima vez. Eles separaram cada pequeno detalhe, desde a forma de seu capacete, até quando ele tomou uma placa de sal, até seu estado emocional durante a corrida.

Na prática, ele fez o mesmo. O tempo que ele levou para parar e refletir sobre todos os detalhes de suas performances raspou segundos de seu tempo de corrida, que era muitas vezes a diferença entre ganhar – ou não.

Agora podes estar a pensar, claro que sim! É o trabalho dele. Mas, e se depois de cada corrida ele continuasse a andar? E se ele nunca parasse para pensar no que poderia fazer de diferente? Parece loucura, não é?

No entanto, é o que muitos de nós fazemos com a mesma coisa que é mais importante: as nossas vidas.

Continuamos a andar. Vamos avançar. Não paramos para refletir. Ficamos em empregos que estão (literalmente) nos matando, relacionamentos que estimulam nossa energia, circunstâncias que nos deixam estressados, infelizes, frustrados e cansados.

Continuamos a correr na passadeira da vida a pensar que não temos tempo a perder. Por isso, continuamos a andar para nos mantermos a par. Mas muitas vezes, caímos e ardemos. Isso é porque a única maneira de acompanhar o ritmo da vida é parar. Para saltar da passadeira. Para refletir sobre o que está a funcionar e o que não está. Identificar o que manter e o que precisa mudar.

No entanto, isso é o que muitos de nós fazemos – continuar através da vida fazendo as mesmas coisas e se perguntando por que não estamos recebendo um resultado diferente das frases feministas para empoderar.

Quando um projeto ou algo não funciona bem no trabalho, o que você faz? Dê um momento para se afastar e ver o que correu mal e o que poderia fazer de forma diferente da próxima vez. O mesmo deve ser verdade com a vida, mas muitas vezes não levamos tempo para refletir. Porque não?

Ouvi muitas razões ao longo dos anos. Talvez sintas que não tens tempo e que há muito mais no teu prato. Ou talvez não tenhas energia. Estás cansado e sentes que é só mais uma coisa a fazer. Talvez não perceba o significado e como pode transformar positivamente a sua vida. Ou talvez sintas que é muito difícil. Muitos dos meus clientes sentem que não sabem por onde começar ou o que considerar.

É por isso que as pessoas contratam um treinador ou consultor. Para proporcionar tempo e espaço, não se estão a dar a si próprios. Fazer as perguntas certas e dar espaço para as respostas.

A boa notícia é que você não precisa contratar ninguém para colher os enormes benefícios da auto-reflexão. Tudo o que requer é consciência, compromisso e tempo dedicado com as melhores frases para refletir.

Muitas pessoas acham que fazer auto-reflexão é difícil ou problemático. Eles não entendem por que precisam disso, e eles não vêem os benefícios fazendo auto-reflexão.

É essencial entenderes-te a um nível mais profundo. Autoconsciência e um pouco de busca da alma é fundamental para o sucesso em todas as áreas da vida.

Tomar tempo para a auto-reflexão sobre a vida leva a uma maior autoconsciência que, por sua vez, leva à auto-melhoria. Além disso, ter um forte senso de auto-estima melhora a sua confiança e nível de auto-estima.