Menu Close

Tudo sobre o queijo raclette

Raclette

A roleta (das oder die Raclette) é muito popular na Alemanha e na Áustria, mas este delicioso prato de queijo derretido foi inventado na Suíça Alpina. A roleta refere-se tanto ao queijo como ao prato feito com ele. Embora os dois termos muitas vezes se confundem, a roleta não é fondue – mesmo que ambos envolvam queijo derretido e são geralmente servidos no inverno.

Primeiro, o raclette é mais velho que o fondue. As referências à roleta datam de 1291, enquanto a primeira menção de uma receita de fondue veio muito mais tarde, em 1699. A palavra “Raclette “vem do dialeto suíço francês (Walliserdialekt) verb racler, que significa “raspar”.”O queijo Raclette também vem do cantão suíço De Wallis/Valis, de Língua Alemã e francesa. Na Suíça de língua alemã, o prato já foi chamado Bratchäs (“queijo assado”). Jantar à roleta autêntica envolve raspar queijo derretido no pão ou num prato. O Fondue é basicamente quadrados de pão mergulhados em queijo derretido (ou queijos), enquanto a Roleta é servida com pequenas batatas novas (Pellkartoffeln/Gschwellti, cozido em suas peles) e pratos típicos que incluem pepininhos, carnes frias e cebolas pickles.

Normalmente, uma cunha de queijo raclette é derretida lentamente sob um elemento de aquecimento, um grelhador, ou ao lado de um fogo aberto. Uma grelha de roleta elétrica especial ou forno não é necessário, mas usando um pode tornar o aquecimento/fusão e o processo de serviço muito mais fácil. Um forno de torradeira também funciona se você não tem um grelhador de roleta. Mesmo na América do Norte não é difícil encontrar conjuntos de roleta em lojas ou online. Embora a parte de trás de uma faca possa ser usada para raspar o queijo derretido, uma espátula de roleta especial chamada de Raclettemesser é ideal.

O termo Raclettekäse (queijo raclette) não é uma marca legal. Raclette estilo de queijo é produzido hoje em vários lugares ao redor do globo fora do cantão Suíço de Valais – em outras partes da Suíça, Áustria, França, Finlândia, e até mesmo na Austrália, Canadá e Estados Unidos. Do total de 14.000 toneladas métricas de queijo raclette produzido na Suíça, apenas cerca de 2.000 toneladas vêm de Valais / Wallis.

Os puristas, no entanto, insistem na coisa real: Walliser Raclette (Francês: Raclette du Valais). Este especiais de queijo só pode ser chamado de “Valais queijo raclette” se ela é feita exclusivamente a partir de leite de vaca, no cantão do Valais (Kanton Wallis), com a única exceção de Alp Spittelmatten na região de Kandersteg, no cantão de Berna. O teor de matéria gorda é regulado e o queijo deve ser envelhecido durante um período mínimo de três meses. O queijo Valais raclette está protegido ao abrigo da legislação DA UE como um produto “denominação de origem protegida” (DOP), tal como o champanhe e o pão de queijo fit receita e como fazer. Entre as marcas mais conhecidas do queijo Valais raclette Oficial estão Goms, Bagnes e Orsières.

Se você não pode obter queijo Valais raclette, outros queijos são adequados para uma refeição de roleta, incluindo algumas variações suíças e francesas que também estão protegidas por DOP. Algumas pessoas gostam de usar Gruyère, Appenzeller, Emmentaler (“queijo suíço”) ou qualquer bom queijo semihard derretendo. (Nem todas as variedades de queijo são adequadas para a fusão. Alguns queijos não derretem!) A Alemanha é o maior importador de queijo de roleta fabricado na Suíça.

No inverno, especialmente por volta do Natal e véspera de Ano Novo, os supermercados franceses, alemães, austríacos e suíços exibem itens relacionados à roleta, incluindo grelhas elétricas, queijo fatiado e outras seleções típicas do menu da Roleta. Ao mesmo tempo, em algumas regiões, os restaurantes também apresentam roleta-para-dois ou estilo de festa no menu com a história e origem do queijo raclette. É uma boa maneira de tentar a roleta sem tanto alarido.

As bebidas servidas com roleta variam de acordo com o gosto e a região. Pendant, um vinho branco especial de Valais feito a partir da uva Chasselas, ou outros vinhos brancos são comumente servidos com roleta. Algumas pessoas preferem cerveja, chá ou um vinho rosé. Os puristas insistem no chá, mas outros afirmam que o chá é melhor servido depois de um banquete de roleta. Recomendamos um bom vinho branco.