Menu Close

Como fazer compostagem

Compostagem

O composto é o presente que continua a dar. Reduzam o desperdício de alimentos e transformem os vossos restos em “ouro negro” que irá alimentar e enriquecer o vosso Jardim.

Alguns equívocos comuns de compostagem em casa são que é muito complicado, vai cheirar engraçado, e é confuso. Tudo isto é verdade se você compostar da maneira errada. Compostagem o caminho certo é uma abordagem muito simples: simplesmente camada de materiais orgânicos e uma pitada de solo para criar uma mistura que se transforma em húmus (o melhor construtor de solo ao redor!). Você pode, então, melhorar o seu jardim de flores com composto, vestir de cima o seu relvado, alimentar os seus vegetais em crescimento, e muito mais. Com estes passos simples sobre como compostar, você terá todos os direitos de gabarolice de um profissional!

Antes de começar a acumular, reconheça que existem dois tipos de compostagem: frio e quente. A compostagem a frio é tão simples como a recolha de resíduos de estaleiros ou a remoção dos materiais orgânicos no seu lixo (como cascas de frutas e vegetais, grãos de café e filtros e cascas de ovos) e, em seguida, encurralá-los numa pilha ou caixote. Ao longo de um ano ou mais, o material irá decompor-se.

Compostagem quente é para o jardineiro mais sério, mas um processo mais rápido—você vai receber compostagem em um a três meses durante o tempo quente. Quatro ingredientes são necessários para a cozedura rápida de composto quente: nitrogênio, carbono, ar e água. Juntos, estes itens alimentam microorganismos, que aceleram o processo de decaimento. Na primavera ou no outono, quando os resíduos de jardim são abundantes, você pode misturar um grande lote de composto e, em seguida, iniciar um segundo, enquanto o primeiro “cozinha.”

O Vermicompost é feito através da compostagem de vermes. Quando as minhocas comem os restos de comida, libertam peças fundidas, que são ricas em nitrogênio. Você não pode usar apenas alguns vermes velhos para isso, no entanto—você precisa de vermes vermelhos (também chamados de “wigglers vermelhos”). As minhocas para compostagem podem ser compradas de forma barata em linha ou num fornecedor de jardim.

Compostagem é uma ótima maneira de usar as coisas em sua geladeira que você não conseguiu, portanto, eliminando o desperdício. Manter um recipiente em sua cozinha, como este balde de compostagem branco chique de cerâmica do mercado mundial, é uma maneira fácil de acumular seus materiais de compostagem. Se você não quiser comprar um, você pode fazer o seu próprio caixote de compostagem interior ou ao ar livre.

Para fazer seu próprio monte de composto quente, espere até que você tenha materiais suficientes para fazer uma pilha de pelo menos 3 pés de profundidade. Você vai querer combinar seus itens úmidos, verdes com seus itens secos e Castanhos. Os materiais “Castanhos” incluem materiais vegetais secos; folhas caídas; ramos de árvores triturados, cartão ou jornal; feno ou palha; e aparas de madeira, que adicionam carbono. Os materiais “verdes” incluem restos de cozinha e grãos de café, manures de animais (não de cães ou gatos), e aparas frescas de plantas e gramíneas, que adicionam nitrogênio. Para melhores resultados, comece a construir a sua pilha de composto misturando três partes castanhas com uma parte de materiais verdes. Se a sua pilha de composto parecer demasiado molhada e cheirar, adicione mais itens Castanhos ou areja mais frequentemente. Se você vê ele parece extremamente castanho e seco, adicionar itens verdes e água para torná-lo ligeiramente úmido.

Borrifar água sobre a pilha regularmente para que tenha a consistência de uma esponja úmida. Não adicione muita água, caso contrário, os microorganismos na sua pilha tornar-se-ão encharcados e Afogados. Se isto acontecer, a sua pilha irá apodrecer em vez de composto. Monitore a temperatura da sua pilha com um termômetro para ter certeza de que os materiais estão se decompondo corretamente. Ou simplesmente chegar ao meio da pilha com a mão. A sua pilha de composto deve estar quente.

Quando o composto já não emite calor e se torna seco, marrom, e crumbly, está totalmente cozido e pronto para alimentar o jardim. Adicione cerca de 4 a 6 polegadas de composto para seus canteiros de flores e em seus vasos no início de cada estação de plantio.

Fonte: https://sustentavel.com.br/