Brigadeiro de caipirinha

Brigadeiro caipirinha

Modéstia à parte, nós, brasileiros, entendemos muito de cozinha. Para começar, temos o brigadeiro, um doce que surpreende qualquer estrangeiro que o conhece, fazendo dele uma das sobremesas favoritas em todo o país, e fundamental nas festas de criança. Depois, temos a caipirinha, um drink que é a cara do Brasil, feito a partir de cachaça, bebida que foi inventada por aqui durante os tempos coloniais as melhores cervejas doces. Essas duas receitas são algumas das mais pedidas em todo o país, e possuem um grande reconhecimento internacional. Se pensarmos em brigadeiro e caipirinha, dificilmente conseguiremos encontrar alguma maneira de deixá-los ainda mais saborosos, não acha?

Pois então… E se nós misturarmos eles? Isso mesmo, e se você pudesse fazer uma sobremesa que é tão gostosa quanto o brigadeiro, mas tem aquele gostinho especial de caipirinha? A ideia parece ser de outro planeta, mas com uma receita bastante simples e fácil de fazer, é possível para você preparar essa receita deliciosa em casa em pouquíssimos minutos.

Ficou curioso, não é? Então pode se preparar para ir pra cozinha preparar essa beleza. Aqui está uma receita de brigadeiro de caipirinha para você experimentar e surpreender sua família e os seus amigos!

Você vai precisar de:

  • 20 gramas de manteiga com sal
  • 395 gramas de leite condensado
  • 50ml de cachaça envelhecida
  • Açúcar cristal (esse açúcar lembra o gelo triturado da caipirinha)
  • Raspas de limão para decorar

Modo de preparo:

A receita para preparar brigadeiro de caipirinha é bastante simples e, como você deve esperar pelos ingredientes (ou simplesmente pelo nome), muito semelhante à receita de brigadeiro normal. A preparação da sobremesa começa, então, com a adição do leite condensado em uma panela ao fogo.

Em seguida, assim como na receita de brigadeiro de chocolate, você deve acrescentar a manteiga e mexer constantemente, mantendo sempre o fogo baixo. Você deve mexer a mistura bem até que chegue no ponto, que, caso você não tenha muita experiência na cozinha, é quando a mistura para de grudar no fundo da panela.

Feita a primeira etapa, você pode retirar a panela brevemente do fogo e adicionar a cachaça. A seguir, você deve levar a panela de volta ao fogo e continuar mexendo, até que atinja o ponto, que pode ser verificado da mesma forma que o anterior com as cervejas puro malte como escolher. Quando a mistura finalmente atingir o ponto, pode desligar o fogo e despejá-lo em uma forma untada com manteiga e esperar esfriar.

Quando o brigadeiro estiver esfriado, é hora de colocar a mão na massa. Espalhe manteiga nas suas mãos e comece a fazer bolinhas com o brigadeiro, como se fosse uma massinha de modelar. Para decorar, passe as bolinhas de brigadeiro no açúcar cristal, e em seguida nas raspas de limão, para dar o sabor da caipirinha. É claro que esse último passo é opcional, pois muita gente curte comer o brigadeiro de colher. Se esse for o caso, espalhe o açúcar cristal e as raspas de limão sobre o brigadeiro de caipirinha e misture um pouco.

Depois disso, a sua receita está pronta, e agora é só servir para os amigos e se deliciar! Bom apetite!